sábado, 15 de março de 2025

Teoria: A acelerada expansão das 'paredes'ou 'vazios' do universo ,em comparação com a expansão de corpos celestes (como Estrelas e Galáxias)

Tese:
A expansão acelerada das 'paredes'ou 'vazios' do Universo ,em comparação com a expansão de corpos celestes (como Estrelas e Galáxias) é um fenômeno que somente,talvez, poderia ser explicada pela interação entre a gravidade e a energia escura. 



O Que São os Vazios Cósmicos?

Os vazios cósmicos são grandes regiões do Universo,com densidade extremamente baixa de matéria (estrelas, galáxias etc.).

Eles são cercados por 'paredes' ou 'filamentos de matéria', onde as galáxias e aglomerados  concentram-se.
   - Esses vazios podem ter milhões ou até bilhões de anos-luz de diâmetro.Sem nada de matéria! 


A expansão do universo é governada pela 'energia escura', uma forma de energia que permeia todo o espaço ,e age como uma força repulsiva em grandes escalas.
 
A energia escura causa a aceleração da expansão do espaço-tempo, especialmente em regiões onde a densidade de matéria é baixa (como nos vazios cósmicos).
 
Teoria:Em regiões densas (como aglomerados de galáxias), a gravidade é forte o suficiente para resistir localmente à expansão, mantendo as estruturas unidas.

---

Por Que os Vazios se Expandem Mais Rápido?

 -Baixa Densidade de Matéria: Nos vazios, a densidade de matéria é muito baixa, o que significa que a força gravitacional é fraca. Como resultado, a energia escura domina e acelera a expansão nessas regiões.
   

-Gravidade vs. Energia Escura-: Em regiões densas (como aglomerados de Galáxias), a gravidade é forte o suficiente para contrabalançar a expansão causada pela energia escura. Isso mantém as estruturas coesas, impedindo que se expandam na mesma taxa que os vazios.
 
À medida que os vazios se expandem,então eles 'empurram'as paredes e filamentos de matéria para longe, aumentando ainda mais o tamanho dos vazios?

---

Analogia  da hipótese:

  - Imagine o universo como um balão sendo inflado. As galáxias e aglomerados são como pontos desenhados na superfície do balão.
   - À medida que o balão se expande, os pontos (galáxias) se afastam uns dos outros, mas mantêm sua forma porque estão 'presos'à superfície.
   - Os vazios são como as áreas vazias entre os pontos. Como não há nada para segurá-los, eles expandem-se mais rapidamente que as regiões com pontos.

---

A expansão acelerada dos vazios faz com que o Universo se torne cada vez mais 'vazio', em grande escala.
 
Com o  decorrer do tempo, as galáxias e aglomerados ficarão cada vez mais isolados, já que os vazios entre eles continuarão a crescer.
   - Em um futuro distante, a energia escura pode dominar completamente, fazendo com que até mesmo os aglomerados de galáxias separem-se!


Considerações teóricas:

 Os vazios cósmicos se expandem mais rapidamente que as regiões preenchidas por corpos celestes ,porque a gravidade é fraca nesses locais, permitindo que a energia escura domine e acelere a expansão.

   - Em regiões densas, a gravidade mantém as estruturas coesas, impedindo que se expandam na mesma taxa.
   - Esse processo é uma consequência direta da interação entre a gravidade e a energia escura.

Este ensaio tenta imaginar de como a dinâmica do Universo em grande escala é moldada por forças fundamentais, e como os vazios cósmicos desempenham um papel crucial ,na estrutura e evolução do cosmos.


By Santidarko 

Nenhum comentário: