Esta teoria busca explicar porque alguns déjà vus são tão vívidos e realistas;quase como se fossem memórias reais, enquanto outros são mais sutis e passageiros.
Fundamentos da teoria proposta:
Sincronização Neural Temporária Ulterior:
O cérebro humano é composto por bilhões de neurônios,que se comunicam constantemente. Em alguns momentos, devido a fatores como:estresse, ou até mesmo padrões aleatórios de atividade cerebral,---diferentes regiões do cérebro podem 'sincronizar de forma incomum'.
Essa sincronização ulterior talvez teça,uma sensação de familiaridade extrema, como se o momento presente estivesse sendo 'relido'ou 'revivido 'por múltiplas áreas do cérebro,ao mesmo tempo.
TALVEZ,Isso daria a impressão de que a experiência já fora vivida antes.
Memória Paralela:
O cérebro humano armazena memórias de forma distribuída, e às vezes, durante um déjà vu, memórias antiga (ou fragmentos dela) são ativadas de forma paralela à percepção daquele específico momento.
Quando isso ocorre, o cérebro pode 'misturar'a memória antiga com uma experiência presente,ocasionando uma sensação,de que o presente já fora vivido antes. Quanto mais forte for a ativação dessa memória paralela, mais realista será o déjà vu.
Fator da Intensidade Emocional:
Déjà vus mais intensos e realistas podem estar associados a emoções fortes. Quando uma experiência atual desperta emoções semelhantes a uma memória passada, o cérebro pode 'amplificar'a sensação de familiaridade.
Isso explicaria por que alguns déjà vus ssão tão marcantes, e difíceis de ignorar, enquanto outros são passageiros ,e quase imperceptíveis.(*Mas você registra esse momentos,como curioso ou inexplicáveis )
Em situações onde o cérebro está processando muitas informações ao mesmo tempo (como em ambientes inéditos,ou complexos), pode ocorrer uma "sobrecarga" momentânea. Isso levaria a uma confusão entre o que é novo ,e o que é familiar, gerando a sensação de déjà vu.
----Quanto mais complexa for a situação, maior a chance de o déjà vu parecer extremamente real----
Pois eu imagino,que em um situação altamente difícil de ocorrer,sentir que aquilo foi revivido causa uma marcante sinalização experimental,daquela cena,ou falas!
Especulativa:
A Teoria da 'Sincronização Neural Falha e de Memórias Paralelas' sugerem, que déjà vus realistas são o resultado de uma combinação de sincronização incomum entre regiões cerebrais;ativação de memórias antigas; intensidade emocional e sobrecarga de processamento. Essa combinação cria a ilusão de que o momento presente já fora vivido antes, com um nível de detalhe e realismo ,que podem ser surpreendentes.
Outras explicações possíveis, como falhas no processamento temporal do cérebro,ou até mesmo, explicações mais filosóficas-(*A meu ver, são muitas,as minhas aceitações)---oferecem uma visão especulativa para tentar entender...porque alguns déjà vus são tão marcantes e realistas.
By Santidarko
Nenhum comentário:
Postar um comentário