Existirá quadros e desenhos' vindos,impressos em quadros ou em papéis, direto dos sonhos'.
Àquelas imagens complexas que sonhamos, mas 'somos incapazes 'de reproduzi-las com exatidão em desenhos ou pinturas; pois são muito complexas ou faltam pedaços...mas você sabe,que são magistrais e únicas!
*Termos desenvolvidos por Santidarko
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A premissa é : que as máquinas não 'gravarão' sonhos como um filme.
Isso seria demasiado literal e caótico.
Em vez disso, elas atuarão como sismógrafos da mente.Captarão os picos emocionais, os arquétipos visuais distorcidos, os campos de cor e os fragmentos de narrativa que compõem o tecido do nosso sonhar.
O processo de impressão em telas ou em papéis ,não será uma mera transcrição, mas uma tradução sensorial. A máquina interpreta esses dados neurológicos e os projeta numa tela, ou os imprime numa superfície, preenchendo as lacunas com algoritmos de coerência estética...baseados no nosso próprio inconsciente.
Dito isto, eis a minha teoria:
A Arte do Sonho Impresso: Oneiropictografia
Aqui está o cerne da questão. As imagens que surgem ,não serão fotografias, nem pinturas convencionais. Elas serão únicas. Precisamos de uma nova linguagem para descrevê-las.
1. Eidólons Sensoriais:'Eidólon' é um fantasma, uma aparição sensorial porque são mais do que visuais; carregam a sensação do sonho. Um Eidólon Sensorial não é apenas a imagem de um relógio derretendo; é a angústia da passagem do tempo que ele transmite. Seria o termo erudito.
2. Sombrios Lúcidos: Um trocadilho com sonho lúcido. Enquanto um sonho lúcido é claro e controlado, o 'Sombrio Lúcido' é a sua impressão: uma imagem que tem a textura de um sonho, com suas sombras, suas certezas inexplicáveis e seus vazios. É o termo que os artistas usariam nos seus manifestos.
3. Fragmentos de Hypnos:Hypnos é o deus grego do sono. Um Fragmento de Hypnos seria uma unidade básica de um sonho impresso. Uma obra pode ser composta por vários Fragmentos de Hypnos justapostos, como um colagem da própria mente.
4. Vislumbras:Esta é a palavra que se tornaria popular, o termo do dia a dia. -'Olha, consegui captar uma vislumbra do meu sonho com a floresta de cristal!' Reflete a natureza fugaz, parcial e brilhante dessas imagens.
A Estética dos Sombrios Lúcidos
A arte resultante não seria realista. Terá uma estética própria:
Lacunas Preenchidas Poeticamente
Onde a memória do sonho falha, a máquina (ou o artista que a opera) preenche com texturas, cores ou padrões abstratos que respeitam o tom emocional do vazio. Um buraco no sonho sobre um mar pode ser preenchido com uma textura de água parada e silêncio.
Superposição de Tempos:Várias cenas do mesmo sonho podem aparecer fundidas numa única imagem, como uma longa exposição de uma narrativa.
Cores da Emoção Pura: As cores não serão necessariamente as do Mundo real. Um sentimento de alegria pura pode manifestar-se como um dourado que não existe em nenhum objeto, mas que banha toda a cena.
A Beleza do Inacabado:Como os sonhos são, por natureza, inacabados e interrompidos, as obras mais valorizadas serão aquelas que abraçam esta estética, com bordas que se desfazem em nada e elementos que nascem do vazio.
O Impacto Humano
Essa tecnologia não seria apenas uma ferramenta artística. Tornar-se-ia uma forma de psicanálise visceral. As pessoas não iriam apenas falar sobre os seus pesadelos; iriam mostrá-los.
Os terapeutas analisariam os Eidólons Sensoriais à procura de símbolos recorrentes. Casais partilhariam as suas Vislumbras mais íntimas como uma forma profunda de se conhecerem.
...A imagem mais incrível, uma vez impressa na parede, talvez seja ' o seu cartão de visita'. E assim, o maior valor talvez não estivesse na imagem final, mas no ato de testemunhar a materialização do próprio mistério – um lembrete, de que os universos mais vastos e complexos,que alguma vez exploraremos, residem dentro de nós.
By Santidarko
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