segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Teoria da Atração por inércia Cósmica diferenciada (Bacias de atração e o Fluxo inercial de Fundo)(A Teoria dos Vórtices de Densidade)(O Fluxo Escuro (Dark Flow)




O Superaglomerado de Laniakea é nosso endereço cósmico em grande escala. Sabemos que a gravidade é a força primordial que molda essas estruturas, atraindo galáxias para bacias de atração comuns. 

No entanto, a observação de que algumas galáxias nas franjas de Laniakea são arrastadas de forma, que parece desafiar a atração gravitacional direta de seus vizinhos massivos-- sugere a atuação de um princípio mais sutil.

Esta teoria  não propõe uma força trator nova, mas sim, uma reinterpretação das consequências da expansão do universo e da distribuição de massa em escalas superaglomeradas.


Na mecânica clássica, a inércia é a propriedade de um corpo resistir a mudanças em seu estado de movimento. Aplicando este conceito em escala cósmica,compartilho minha proposta, que aglomerados de galáxias massivos não exercem apenas atração gravitacional, mas também 'arrastam' o próprio tecido do espaço-tempo em seu movimento de fundo através do universo em expansão.

(*Em uma teoria anterior, também propus, que o espaço-tempo cria uma assinatura de arrasto em seus avanços ,e uma cristalização em seu passado)(*Também já propusera,que a energia escura é uma correnteza em ‘diversas direções oscilantes' ,mas em seta-temporal ,em frente-deslocação).

Continuando...

Imagine um barco a remo num rio. 

O barco (um aglomerado de galáxias) move-se, mas sua passagem cria um rastro de correnteza (uma deformação dinâmica no espaço-tempo). Uma folha (uma galáxia menor) próxima a esse barco será puxada não diretamente pelo barco, mas pela correnteza que o barco gera.


O Fluxo de Fundo Cósmico

Chamaremos este rastro dinâmico de Fluxo de Fundo (ou Background Drift).

Esse fluxo não é gravitacional no sentido tradicional (atração massa-massa), mas sim, um 'arrasto inercial'causado pelo deslocamento de volumes colossalmente massivos de matéria escura e bariônica.


As 'Ancoras' e os 'Velejadores':
Os grandes núcleos de Laniakea, como o Grande Atrator, funcionariam como 'Ancoras Inerciais'. Eles são tão massivos ,que seu movimento define a direção preferencial do Fluxo de Fundo em sua região de influência.

As Galáxias Arrastadas: 
Galáxias menores, localizadas no 'campo de fluxo'de uma Âncora Inercial, não estão simplesmente caindo em sua direção. Elas estão sendo Velejadoras Passivas(Passive Sailers),capturadas por este Fluxo de Fundo e carregadas por ele. 

Sua atração para Laniakea seria em tese, portanto, uma combinação de:
 
1.  Atração gravitacional fraca e indireta.
 2.  Arrasto inercial dominante pelo Fluxo de Fundo.


Por que algumas galáxias são afetadas e outras não? A Teoria dos Vórtices de Densidade

A razão pela qual algumas galáxias são Velejadoras Passivas,e outras parecem imunes reside na microestrutura do tecido cósmico. 

Proponho a existência de Vórtices de Densidade (Density Eddies).


O que são:
Regiões de densidade ligeiramente superior ou inferior de matéria escura, que funcionam como redemoinhos no Fluxo de Fundo.

'Galáxias Presas':
 Uma galáxia que reside dentro de um Vórtice de Densidade positivo (um redemoinho de alta densidade) pode ter sua inércia local suficiente para resistir ao arrasto do Fluxo de Fundo amplo. 

Ela é uma 'Ancora Local'.

'Galáxias Soltes':
Uma galáxia em um Vórtice de Densidade negativo (um redemoinho de baixa densidade) não tem essa âncora. Sua inércia local é baixa, tornando-a uma 'Folha ao Vento Cósmico' -- uma Velejadora Passiva perfeita, extremamente suscetível ao arrasto.


...
E outras galáxias sofrem essa atração? Por quê?


Creio que sim!
Está  teoria  não é exclusiva para Laniakea. Ela é um princípio universal que se aplica a qualquer estrutura em escala superaglomerada.


O Fluxo Escuro (Dark Flow)

Há observações ,de que aglomerados de galáxias distantes parecem se mover em uma direção coerente ,que não pode ser explicada apenas pela distribuição de matéria conhecida. 

Então cunhei isso de:'Fluxo Escuro' 
Pela teoria , o Fluxo Escuro seria a manifestação do Fluxo de Fundo gerado por uma 'Âncora Inercial'de escala colossal, localizada muito além do horizonte observável do nosso universo.

Seria a correnteza cósmica definitiva, gerada por uma massa tão imensa ,que seu arrasto se faz sentir através de bilhões de anos-luz.


Algumas galáxias seriam ejetadas de seus aglomerados, devido a interações gravitacionais violentas. 

Pela inercial cósmica diferenciada, essas galáxias, ao saírem do 'campo de fluxo'de sua Âncora Inercial original poderiam ser capturadas pelo Fluxo de Fundo de um superaglomerado vizinho, tornando-se 'Velejadoras Interlopas'--- viajantes cósmicas que trocaram de correnteza.


O Destino Cósmico: O Grande Desligamento (The Great Unmooring)

Em uma escala de tempo extrema, a aceleração da expansão do universo (energia escura) vai enfraquecer e, eventualmente, 'desativar'as Ancoras Inerciais. 

O Fluxo de Fundo se dissipará. Nesse ponto, todas as galáxias que não estiverem gravitacionalmente ligadas em grupos próximos se tornarão 'Livre-Flutuantes Cósmicas (Cosmic Free-Floaters), navegando no vazio escuro e em expansão, sem direção ou correnteza que as guie. 

A era da Inércia Cósmica chegará ao fim.



By Santidarko 

Nenhum comentário: