sábado, 14 de junho de 2025

O Eixo Cósmico-Uma Teoria do torque quintessencial Universal(*A Corda de Pérolas)


Esta tese propõe uma teoria denominada:Teoria do torque quintessencial Universal;sobre a existência e natureza de um eixo de rotação preferencial para o Universo.

 Partindo da anisotropia residual do Fundo Cósmico de Micro-ondas e de anomalias na distribuição de quasares de alto redshift, postulo de forma imaginativa,filosófica  e teórica,que o Universo primitivo sofreu uma torção fundamental, cujo eixo é definido não por uma geometria Universal, mas por uma cadeia ('corda de pérolas') de Buracos Negros Supermassivos Primordiais formados durante a época de inflação caótica.

 Esses,atuando como'pérolas gravitacionais', alinham-se ao longo de uma direção privilegiada, impondo uma assimetria rotacional residual mensurável.  

---

A noção de um eixo universal de rotação desafia o princípio cosmológico da homogeneidade e isotropia. Contudo, minhas simples,e teóricas conjecturas de um entusiasta  sugerem a existência de um 'direcionalismo cósmico'.

 Esta tese afirma:um torque quintessencial ou campos vetoriais exóticos, propondo um mecanismo de rotação de todo o Universo.


A  rotação Primordial:
A expansão inflacionária'esticou' essas regiões colapsadas, alinhando os momentos angulares intrínsecos,ao longo de um pseudo-eixo definido pelo gradiente do campo de inflação, naquela fase específica. 


-A Corda Gravitacional:
A interação gravitacional de longo alcance entre os buracos negros-supermassivos(via troca de grávitons virtuais e efeitos de maré pré-recombinação) estabilizaram, e refinou este alinhamento, formando uma estrutura filamentar esparsa –'a corda de rotação'. 

 Este campo imprime um momento angular residual médio não nulo ao plasma pós-Big Bang.  
 

'A Corda de Pérolas'não violaria o Princípio Cosmológico em sentido estrito, pois é uma estrutura emergente de flutuações iniciais. Contudo, ela introduz um 'privilege direcional histórico', substituindo a ideia de um 'eixo geométrico absoluto',por um eixo dinâmico material'. 

O universo tem uma direção preferencial não por sua geometria, mas por sua história gravitacional.  


Suposta conclusão:
A Teoria da Corda de Pérolas oferece um mecanismo imaginário,para explicar as anisotropias de grande escala, e a potencial existência de um eixo rotacional universal. 

Ela conectaria á física do universo primordial (inflação, formação de buracos negros). 

Nada nessa suposta rotação em torno desse eixo-Universo,aproxima ou afasta eventos, colisões ou interações.

Apenas apresenta  a ideia-conceito,de uma rotação,que o Universo estaria condicionado.

Todo o Universo contido em um semiovoide rotacional. 



By Santidarko 

Nenhum comentário: