Ferruccio Lamborghini,
fundador da marca italiana de carros esportivos, era fanático por
touradas. O resultado de tamanha paixão é visto na logomarca da
Lamborghini e no nome dos seus carros, que homenageiam
touros.
O símbolo da Alfa
Romeo presta homenagem à cidade italiana de Milão, e reúne tanto a
bandeira da cidade (a parte com a cruz vermelha) quanto o símbolo da
família real milanesa (a cobra devorando o homem, representado em
vermelho).
As quatro argolas da marca
representam a Auto Union, conglomerado alemão que reunia as fabricantes
Audi, Horch, DKW e Wanderer. Os aros são entrelaçados justamente
para simbolizar a união entre essas marcas.
A BMW utiliza uma
hélice estilizada como símbolo, adotada após ela ter obtido permissão para
fabricar motores de avião, em 1917.
A marca é uma homenagem a
Antoine De La Mothe Cadillac, oficial do exército francês que
fundou a cidade de Detroit, sede da General Motors; o complicado logotipo
é um escudo de armas recebido como honraria por Cadillac.
A Chevrolet tem esse
nome em homenagem ao piloto suíço Louis Chevrolet, um de seus fundadores.
A origem da logomarca é uma espécie de lenda: William Durant, outro
fundador da empresa teria visto o desenho num hotel de Paris e resolveu
utilizá-lo para a marca.
O "duplo chevron", símbolo da
Citroën, não é uma patente militar. Na verdade, representa uma
engrenagem helicoidal, invenção de André Citroën, fundador da
marca.
O
símbolo da Dodge é um carneiro montanhês. Ele foi criado pelo
escultor Avard T. Fairbanks, que trabalhava na Universidade de Michigan em
1929. Fairbanks queria trocar seu carro e, para ganhar um veículo novo,
ofereceu seus serviços à Chrysler, detentora da marca.
O famoso tridente da
Maserati representa o deus dos mares Netuno, símbolo da cidade de
Bolonha, sede da marca.
A mais antiga fabricante de
automóveis do mundo adota a estrela de três pontas; o símbolo da
Mercedes-Benz representa a terra, o ar e o mar.
Mitsubishi significa "três diamantes" em japonês. Com o
símbolo, a marca -- que atua em diversos ramos da indústria, como o de
produtos eletrônicos -- sinaliza o "domínio" sobre o ar, a terra e o mar,
além de salientar a durabilidade de seus produtos.
O leão da Peugeot
começou a ser utilizado a partir do final da Segunda Guerra Mundial. O
animal é o símbolo da região de Franche-Comté, origem do clã que dá o nome
à fabricante.
A logomarca da alemã
Porsche é um brasão que representa o Estado alemão de
Baden-Württenberg. É nele que fica a cidade de Stuttgart, sede da empresa,
que também adota um cavalo empinado em seu símbolo.
A logomarca da francesa
Renault, em formato de losango, simboliza um diamante, para
simbolizar o prestígio e a sofisticação dos veículos da
marca.
A marca Skoda, da
República Tcheca, tem como logomarca uma cabeça de índio estilizada, com
cocar e flecha. O significado é nebuloso, mas a "asa" do logo pode ser
interpretada como o progresso técnico da marca, e a "flecha", a
tecnologia.
O símbolo da SsangYong
representa os dragões gêmeos da mitologia coreana, os quais são criaturas
associadas a força, realeza e poder
Subaru é o nome japonês da constelação de Plêiades. O
grupo de estrelas está representado na logomarca da empresa.
A logomarca da
Volkswagen, empresa criada na Alemanha na década de 1930, reúne as
letras V (de Volks, povo) e W (de wagen, carro) usando um
estilo gráfico bastante típico da época
A palavra Volvo
significa "eu rodo" em latim. O símbolo da marca é o mesmo do elemento
ferro, em homenagem à indústria siderúrgica sueca.
creditos à Alexandre Bonacini
Nenhum comentário:
Postar um comentário