domingo, 6 de abril de 2014

Significado das logomarcas automotivas..

Ferruccio Lamborghini, fundador da marca italiana de carros esportivos, era fanático por touradas. O resultado de tamanha paixão é visto na logomarca da Lamborghini e no nome dos seus carros, que homenageiam touros.









O símbolo da Alfa Romeo presta homenagem à cidade italiana de Milão, e reúne tanto a bandeira da cidade (a parte com a cruz vermelha) quanto o símbolo da família real milanesa (a cobra devorando o homem, representado em vermelho).












 As quatro argolas da marca representam a Auto Union, conglomerado alemão que reunia as fabricantes Audi, Horch, DKW e Wanderer. Os aros são entrelaçados justamente para simbolizar a união entre essas marcas.










 A BMW utiliza uma hélice estilizada como símbolo, adotada após ela ter obtido permissão para fabricar motores de avião, em 1917.














 A marca é uma homenagem a Antoine De La Mothe Cadillac, oficial do exército francês que fundou a cidade de Detroit, sede da General Motors; o complicado logotipo é um escudo de armas recebido como honraria por Cadillac.












 A Chevrolet tem esse nome em homenagem ao piloto suíço Louis Chevrolet, um de seus fundadores. A origem da logomarca é uma espécie de lenda: William Durant, outro fundador da empresa teria visto o desenho num hotel de Paris e resolveu utilizá-lo para a marca.








 O "duplo chevron", símbolo da Citroën, não é uma patente militar. Na verdade, representa uma engrenagem helicoidal, invenção de André Citroën, fundador da marca.













O símbolo da Dodge é um carneiro montanhês. Ele foi criado pelo escultor Avard T. Fairbanks, que trabalhava na Universidade de Michigan em 1929. Fairbanks queria trocar seu carro e, para ganhar um veículo novo, ofereceu seus serviços à Chrysler, detentora da marca.













 O famoso tridente da Maserati representa o deus dos mares Netuno, símbolo da cidade de Bolonha, sede da marca.














 A mais antiga fabricante de automóveis do mundo adota a estrela de três pontas; o símbolo da Mercedes-Benz representa a terra, o ar e o mar.











 Mitsubishi significa "três diamantes" em japonês. Com o símbolo, a marca -- que atua em diversos ramos da indústria, como o de produtos eletrônicos -- sinaliza o "domínio" sobre o ar, a terra e o mar, além de salientar a durabilidade de seus produtos.















 O leão da Peugeot começou a ser utilizado a partir do final da Segunda Guerra Mundial. O animal é o símbolo da região de Franche-Comté, origem do clã que dá o nome à fabricante.










 A logomarca da alemã Porsche é um brasão que representa o Estado alemão de Baden-Württenberg. É nele que fica a cidade de Stuttgart, sede da empresa, que também adota um cavalo empinado em seu símbolo.












 A logomarca da francesa Renault, em formato de losango, simboliza um diamante, para simbolizar o prestígio e a sofisticação dos veículos da marca.













 A marca Skoda, da República Tcheca, tem como logomarca uma cabeça de índio estilizada, com cocar e flecha. O significado é nebuloso, mas a "asa" do logo pode ser interpretada como o progresso técnico da marca, e a "flecha", a tecnologia.












 O símbolo da SsangYong representa os dragões gêmeos da mitologia coreana, os quais são criaturas associadas a força, realeza e poder








 Subaru é o nome japonês da constelação de Plêiades. O grupo de estrelas está representado na logomarca da empresa.











 A logomarca da Volkswagen, empresa criada na Alemanha na década de 1930, reúne as letras V (de Volks, povo) e W (de wagen, carro) usando um estilo gráfico bastante típico da época















 A palavra Volvo significa "eu rodo" em latim. O símbolo da marca é o mesmo do elemento ferro, em homenagem à indústria siderúrgica sueca.










creditos à Alexandre Bonacini

Nenhum comentário: