Em 1808 , Napoleão , ficando sem "destinos de férias cênicas" para invadir, de alguma forma, esqueci completamente sobre o seu vizinho ao sul , na Espanha. Então, naquele ano ele enviou suas tropas , dando início à Guerra Peninsular.
Apenas 20 anos de idade e trabalhava como garçonete na cidade de Valdepeñas, Juana Galan, não estava esperando por uma onda de soldados franceses para vir atacando através em sua aldeia .
Mas em 6 de junho , é exatamente isso o que aconteceu.....
.
Naquela época , a maioria dos homens estavam lutando contra as forças de Napoleão em outras partes do país.
Juana , não se incomodava com coisas como fuzis , franceses e atiradores franceses ,.. começou a organizar as mulheres de sua aldeia para formar uma armadilha para o exército que se aproximava .
Quando o exército chegou, Juana e seus amigas estavam prontas. Elas despejaram água fervente e óleo sobre as tropas francesas ,
Em seguida, Juana , armada apenas com uma/um "Batan" , "bateu para trás" a cavalaria francesa fortemente armada.
... com sua equipe de mulheres da vila , quase nenhum das quais estavam armadas com pistolas .
Os franceses se retiraram , não desistindo somente de capturar apenas a cidade de Juana , mas toda a província de" La Mancha" , levando à derradeira vitória espanhola .
Hoje , ela é vista na Espanha como um heroína nacional, um símbolo de resistência , força, patriotismo , o feminismo ..."bater merda com uma vara".
Nenhum comentário:
Postar um comentário