quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Adaptação Fílmica-Por que Alguns Blu rays têm a Imagem Granulada?



POR viniciusjf & Derek Andres.

Isso é uma longa e polêmica discussão espalhada por vários tópicos, mas pra tentar resumir bem...


Em primeiro lugar é bom não confundir granulado com noise (ruído). Noise a grosso modo é defeito na imagem, granulação não, logo uma imagem com granulação aparente não está distante da perfeição!

Um filme, em essência, nada mais é do que um conjunto de fotografias em movimento, e como você bem sabe estas fotografias estão numa espécie de negativo, que por sua vez tem uma composição química toda própria.

O principal elemento desta composição são os sais de prata (se não me engano), que compõem a imagem ao serem "impressionados" pela exposição á luz, e são estes sais ou grãos que dão o aspecto granulado à imagem.
O que acontece é que como o blu-ray tem maior definição e qualidade de imagem, é por conseguinte mais fiel ao negativo original e acaba deixando a granulação mais evidente, e como não estávamos acostumados a ver isto no DVD, que tem capacidade inferior e acaba expondo bem menos a granulação, o "mundo" estranhou muito a granulação quando o blu-ray surgiu no mercado.

Pode reparar que algumas das edições em dvd com maior qualidade têm a granulação da película mais visível, um exemplo ótimo ... O Poderoso Chefão ,Coppola Restoration.
É muito importante lembrar também que a imagem mais ou menos granulada é uma opção estética, ou quem sabe até fruto de um erro do diretor de fotografia, vai saber!

Mas não é de modo algum uma deficiência técnica da mídia ou mesmo sinal de imperfeição, é bem o contrário.
Sua TV também pode interferir nisso. Um painel de qualidade baixa ou mal calibrado pode tornar a granulação mais grosseira e desagradável.
Bom, o que eu sei mal e porcamente é isso! Espero ter ajudado, mesmo com um ponto de vista meio parcial, já que sou entusiasta da granulação.



A restauração e qualidade do negativo original e também a autoração do bd é fundamental. Mas o grão é o que compõe a imagem, é a essência dela, tentar retirá-lo é uma ação grosseira e em todos os casos que vi até hoje teve um efeito desastroso. Fica aquele rosto com uma imagem lisinha, homogênea, mas desprovido de traços e detalhes, a imagem fica com um aspecto extremamente artificial.



Não se esqueça de que a granulação é muitas vezes é a" preferência" do diretor!

Veja por exemplo os filmes 300 e Sucker Punch: ambos foram filmados com câmeras Digitais, que não usam película, por isso deveriam ter imagem cristalina e sem granulação, porém o diretor Zack Snyder acrescentou granulação por meios "digitais", pois segundo ele o filme fica com um tom mais épico!


Além do mais , quando um filme possui granulação por ter sido gravado em película, e tentam retirar a granulação para o lançamento em blu-ray ,se perdem MUITOS detalhes!!!.
,veja por exemplo o filme O Vingador do Futuro que foi lançado em uma 1ª edição sem granulação e recebeu uma nota baixa no blu-ray.Com e após várias reclamações de fãs ,o filme foi relançado em uma edição com a granulação original.






"NOTA"DO AMIGOS"
,viniciusjf&Derek Andres ... EU EDITEI!!!

Nenhum comentário: