Manual do Detetive
Original: The Usborne Detective's Handbook
Publicado no Brasil pela Editora Abril em 1980
Autor: Anne Civardi
Ilustrador: Colin King

Brinde:Uma lupa com lente de plástico(Complemento Amigos)




A literatura dos gloriosos anos 80 rendeu uma obra das mais interessantes: o “Manual do Detetive”, tradução de um original inglês, publicado pela editora Abril em 1980.

Era um livro potencialmente anarquista e nada politicamente correto. O manual incentivava as crianças a fichar os amigos (coletando dados e impressões digitais); a perseguir e imobilizar criminosos; montar tocaias em locais suspeitos; e como identificar contrabandistas na alfândega, entre outras ações. Além de várias referências a charutos e cachimbos. Interessante é que não havia avisos de “não tente isso em casa”.

Entre uma lição e outra, havia algumas historinhas para ilustrar como é o trabalho de um detetive, protagonizadas pelos agentes Armadinha e Fracasso. Algumas propunham um enigma para o leitor resolver, apresentando as pistas e os suspeitos.

O texto é muito bem escrito, com ótimo trabalho de tradução e adaptação. A forma é séria, mas algumas partes do conteúdo só poderia ser piada. Por exemplo, em um capítulo que classifica o método de ação de ladrões de residências, havia o “Filhinho”, cuja descrição era: Filhinho sempre leva a mãe nos assaltos. Enquanto ele rouba, ela vigia e faz tricô. Tudo acompanhado com uma ilustração impagável.

De qualquer forma, o “Manual do Detetive” ensinava as crianças a observarem os locais por onde passam, o comportamento das pessoas e até truques para saber se alguém mexeu nas suas coisas. Atualmente, se tiver sorte, é possível encontrá-lo em sebos.



texto=http://blogs.pop.com.br